Biografia do Mestre


Biografia do Mestre Siddha Swami Nardanand  Paramahams Ji Maharaj

Swami Nardanand Paramahams Ji Maharaj nasceu em uma pequena aldeia agrícola, Sakin, Distrito de Jansen, no Estado de Uttar Pradesh, norte da Índia.

Como um menino especialmente dotado, aos 10 anos de idade, com a bênção da família, esse primogênito foi levado para a cidade sagrada de Haridwar, às margens do Rio Ganges, para participar do sistema de ensino Gurukul, que é a maneira antiga de formação em sânscrito e assuntos espirituais.

A Escola Gurukul Kangri mantém até hoje o ensino tradicional dos Richis (antigos sábios milenares indianos), e é uma das melhores e mais tradicionais escolas da Índia.

Swami Nardanand foi o melhor aluno de sua classe, e quando ele se formou, recebeu do presidente da Índia um prêmio, por suas realizações e conhecimentos. Aos 12 anos de idade, ele foi iniciado como monge, por seu Mestre Swami Lakshmanand Paramahams, que atualmente vive na cidade de Vrindavan. Desfrutava das suas férias de verão indiano, nas montanhas do Himalaya, realizando suas práticas meditativas para a evolução da sua consciência. Sua intenção, desde cedo, era descobrir o que ele e todos os seres humanos são além do corpo físico.

Swami Nardanand formou-se em Filosofia. Em 1988 conheceu os ensinamentos do Sistema de Meditação Shaktipat, e foi iniciado, nesse mesmo sistema, por seu Mestre Siddha – Swami Shivon Tirth Maharaj – um reconhecido indiano da linhagem Siddha Maha Yoga. Em seus últimos anos, Swami Shivon Tirth desistiu de sua vida pública, deixou o Ashram, e foi viver com mais dois discípulos, em um lugar isolado perto de Indore, e lá escreveu muitos livros.  Swami Shivon Tirth deixou seu corpo, em 6 de abril de 2008, em Coimbatore, e suas cinzas foram oferecidas ao Ganges, na cidade Rishikesh (UP), cumprindo a tradição.

No Himalaya, Swami Nardanand morou em cavernas, por mais de 20 anos, e lá contraiu malária.  Durante uma meditação, intuitivamente, ele recebeu instruções de que, por meio de ervas medicinais encontradas naquela região, ele poderia curar-se. Após obter a cura, ele passou a se interessar pelo estudo da tradicional e milenar medicina indiana – Ayurveda. Swami Nardanand voltou para a civilização, e se formou como Mestre em Ayurveda.

Em 1990 fundou o Siddha Ashran Ujjain, às margens do Rio Shipra, na cidade de Ujjain, Estado de Madhya Pradesh (MP), Índia. Ujjain é uma das quatro principais cidades sagradas da Índia, e é um dos locais onde é realizado o maior festival espiritual do mundo: o Festival do Kumbha Mela.

Em 2004, no Kumbha Mela, em Ujjain, Swami Nardanand foi apontado como Mahamandaleshawa Akhand Akhara (título de alto escalão entre os Swamis).

Em 2009 conheceu a Sanyas Swami Satya Maa Paramahans, que o trouxe para o Brasil, e em 2010, pela primeira vez, para realizar cursos, workshops, retiros de meditação e Ayurveda.

Em 2011 Swami Nardanand voltou ao Brasil, com o propósito de iniciar o trabalho da linhagem Siddha Maha Yoga, pelo Sistema de Meditação Shaktipat, e iniciou vários discípulos no Brasil.

Em 2012, com auxílio de seus discípulos, fundou a Siddha Maha Yoga do Brasil, instituição sem fins lucrativos e de apoio humanitário.

Em 2014 Swami Nardanand foi para Natal (RN), onde fixou base permanente de trabalho para a construção do primeiro ashram do ocidente – o Siddha Ashram do Brasil, que foi a primeira filial do Ashram de Ujjain, da Índia.

Em 2015 Swami Nardanand, com apoio de seus discípulos e Swami Satya Maa, fundou o Siddha Ashram do Brasil, numa área rural do município de Nísia Floresta, nas proximidades de Natal (RN). Também em 2015, com a oferenda de uma bandhara (almoço abençoado pelo Mestre) para 70 pessoas, deu-se início aos retiros de meditação Shaktipat, no sagrado templo de Shakti, o maravilhoso domo de meditação Shaktipat, que foi construído sob projeto, orientação, supervisão e trabalho pessoal do Mestre, junto à sua discípula brasileira Sanyas – Swami Satya Maa. Também em 2015 foram concluídas a obra dos alojamentos e do refeitório do Siddha Ashram do Brasil, possibilitando receber hóspedes para os novos retiros.

Em 2016, após a inauguração do Siddha Ashram do Brasil, o mestre Swami Nardanand volta à India. 

Em 2017 está de volta ao Brasil, e segue com os trabalhos de conclusão da construção desta primeira etapa do Siddha Ashram do Brasil (SAB), que ficou conhecido como  "canteiro de obra", pois entendia-se que finalmente seria possível começar um trabalho com a humanidade, visando o despertar da consciência. Também em 2016 foi perfurado um poço artesiano de 96 metros de profundidade, com abundante água potável para o abastecimento do Ashram.

 Em 2018, pela primeira vez desde o ano de 2010, o Mestre Swami Nardanand não pôde vir ao Brasil, e os retiros foram conduzidos por sua discípula Sanyas  Swami Satya Maa – com a assistência  de Shankar e Surya Devi, seus discípulos e colaboradores.

Em 2019 Swami Nardanand retorna ao Brasil, e desde então, passa a realizar todos os retiros, no Siddha Ashram do Brasil, não sendo mais necessário a realização de retiros fora do ashram. O trabalho com meditação Shaktipat  ganhou ainda mais força com os retiros no domo de meditação ( templo ou sala de meditação) do Siddha Ashram do Brasil. 

Swami Nardanand Ji Maharaj dá grande e importante oportunidade à humanidade para a evolução da consciência, possibilitando o descobrindo da verdade sobre si mesmo, sua vida e existência (autoconhecimento). Seu trabalho principal é com o Sistema de Meditação Shaktipat, proviniente da milenar linhagem indiana – Siddha Maha Yoga. Como peregrino, e também com o apoio de seus discípulos, Sanyas de diferentes lugares do mundo, Swami Nardanand viajou pela Índia, Brasil e por diversos países da América do Sul, da Europa e da América do Norte, levando a todos que anseiam encontrar um Mestre Siddha, a grande oportunidade de autorrealização e de Unidade do Ser, o que é raro. Feliz de quem o encontra!

Hari Om Tat Sat OM!